O Fórum Latino-Americano de Smart Grid foi criado e atua há 16 anos com o objetivo de colocar em prática e viabilizar novas tecnologias e inovações em energia, de modo sustentável, no Brasil e nos Países da América Latina.
É uma iniciativa colaborativa e um veículo NEUTRO, INDEPENDENTE e INCLUSIVO, para mobilizar a mais ampla matriz de interessados possível.
Possui foco em articulação e síntese e desenvolve colaboração global com outras entidades com o mesmo foco de modernização dos serviços de eletricidade e energia. Neste aspecto destaca-se o acompanhamento e apoio local às atividades ISGAN - International Smart Grid Action Network, iniciativa estruturada delegada da CEM - Clean Energy Ministerial, da IEA - Agência Internacional de Energia.
Atua em uma perspectiva orientada para negócios para implantação de tecnologias inovadoras.
Defende a transformação sustentável dos sistemas atuais, considerando aspectos técnicos, econômicos, ambientais, políticos, legais e sociais.
As Conferências do Fórum sempre fornecem orientação e pautas de ação aos governos, reguladores, empresas de energia, fornecedores de tecnologia e outras partes interessadas, sobre os próximos passos necessários para a modernização dos serviços de energia no Brasil e na América Latina.