16ª. Edição do Smart Grid Fórum
O Fórum Latino-Americano de Smart Grid completa em 2024 dezessete anos de atuação, objetivando colocar em prática e acelerar a introdução de novas tecnologias e inovações, de modo sustentável, nos serviços de energia do Brasil e dos demais países da América Latina.
O Fórum é uma iniciativa colaborativa e um veículo NEUTRO, INDEPENDENTE e INCLUSIVO, para mobilizar a mais ampla matriz de interessados possível. Possui foco em articulação e síntese e busca desenvolver colaboração global com outras entidades com o mesmo foco de modernização dos serviços.
Defende a modernização sustentável, considerando aspectos técnicos, econômicos, ambientais, políticos, legais e sociais. Atua em uma perspectiva orientada para negócios para implantação de tecnologias inovadoras e foco nos próximos passos necessários. O Fórum não cobra taxas, sendo mantido desde seu inicio exclusivamente pela sua Conferência Anual, que busca excelência e atualidade máximas em cada edição, e por isso já faz parte do roteiro mundial de avaliação e validação de negócios sobre o tema.
Face à crescente relevância de promoção de medidas efetivas para a transição energética, a 16ª edição da Conferência e Exposição do Smart Grid Fórum abordará, adicionalmente às tecnologias relativas ao sistema de potência, a realização de algumas apresentações e discussões do lado do consumo, envolvendo tecnologias que objetivam integrar serviços de uma ampla gama também dentro da perspectiva da sustentabilidade e transição energética. Ademais, estas tecnologias de uso final estão sendo progressivamente cada vez mais integradas com as redes de energia e com sistemas de suprimento local de energia em uma transformação tecnológica em escala global.
O tema central desta 16ª. Edição será: “As tecnologias avançadas de sistemas de energia digitais e a requalificação das redes de T&D como caminho crítico para a transição energética e a integração dos recursos de energia com outros serviços nas edificações inteligentes”
Na Conferencia haverá uma trilha paralela, devotada às edificações e cidades inteligentes, o 2º. Smartbuilding Trends.
O conteúdo programático de interesse nas duas trilhas abrangerá os seguintes conteúdos programáticos:
TRILHA DAS REDES INTELIGENTES DE ENERGIA - 16º. SMART GRID FORUM
1. Evolução da Regulação na América Latina.
2. Vencimento de concessões nos próximos anos, critérios de re-licitação ou renovação e novos modelos de negócios associados.
3. Novos modelos de negócios na comercialização de energia elétrica face às realidade de abertura de mercado para consumidores de energia e prossumidores.
4. Geração distribuída e micro geração: tendências de evolução, funcionalidades oferecidas aos consumidores finais e novos requisitos demandados dos sistemas de potência.
5. Mudanças climáticas e o aumento de requisitos de resiliência dos sistemas de potência
6. Crescimento de uso de eletricidade deslocando outros energéticos nas áreas de transporte, eletro mobilidade, condicionamento térmico, preparação de alimentos e outras.
7. Medidores e Tarifas inteligentes de energia habilitando opções aos consumidores e integração com equipamentos internos, aplicações, planos e políticas públicas para a instalação massificada de medidores inteligentes e estudos de investimentos e benefícios para a transição energética.
8. Soluções de Telecomunicações e Integração de Sistemas de Telecom, gerenciamento de redes de múltiplos proprietários e tecnologias.
9. Automação Inteligente, auto restauração, sensores de falta, aplicações de proteção adaptativa, segurança da operação, novos equipamentos e tecnologias.
10. Inteligência artificial e sistemas de aprendizado: tecnologias avançadas de análise através de modelos analíticos, computação cognitiva, big data, integração de sistemas de TI em todos os níveis, casos reais e aplicações em energia.
11. Métodos de Planejamento Integrado de Recursos Distribuídos de Energia, novas métricas de otimização de investimentos em mercados estanques ou decrescentes.
12. Gerenciamento e flexibilização da demanda - tecnologias, aplicações, precificação dos serviços e aspectos econômicos envolvidos.
13. Integração de Renováveis e Prossumidores - ferramentas, modelos, impactos na necessidade de investimentos das empresas.
14. Empresas de serviços derivadas das grandes empresas de energia e suas experiências, geração de valor e modelos de negócios.
15. Cyber segurança, proteção de privacidade, rastreabilidade e melhores práticas de proteção.
15. Como a tecnologia do hidrogênio verde transformará as redes inteligentes.
TRILHA DAS EDIFICAÇÕES E CIDADES INTELIGENTES - 2º SMART BUILDING TRENDS
1. Conceitos, experiências, serviços a serem integrados nas edificações inteligentes: suprimento de energia elétrica, serviços de telecomunicações, gás, agua, conforto térmico, mobilidade (elevadores e veículos elétricos), geração própria, armazenamento de energia, segurança patrimonial, bem-estar e qualidade de vida, monitoramento de saúde e, entretenimento, eletrodomésticos inteligentes.
2. Tendências no Mercado Imobiliário para adoção de Projetos de Edificações inteligentes, serviços incorporados e integração de serviços e eletrodomésticos inteligentes através de plataformas e sistemas integrados de controle, inteligência artificial e automação;
3. Geração distribuída, micro geração e micro redes - integração com uso eficiente de energia, apresentação de "cases e experiências reais", retorno sobre investimentos, tendências, modelos de negócios, modelagem econômica envolvida, precificação dos serviços.
4. Armazenamento de energia - tecnologias, aplicações, modelagem econômica envolvida, precificação dos serviços.
5. Cidades inteligentes e multi-utilities: água, gás, telecom., iluminação pública inteligente, semáforos, segurança, mobilidade, trânsito, acessibilidade, wi-fi, etc.
6. Cyber segurança, rastreabilidade, blockchain, certificação e proteção da privacidade.
7. Soluções inovadoras para conectividade, condicionamento de ambientes, uso e reuso de agua, geração própria e retaguarda de energia, limpeza e higienização, condicionamento e cocção de alimentos, bem-estar e qualidade de vida, entretenimento, saúde, mobilidade, segurança patrimonial e outros serviços das casas e prédios inteligentes.