+55 11 2367-3270
smartgrid@smartgrid.com.br
As redes de T&D têm sido a espinha dorsal dos sistemas elétricos há mais de um século, sustentando a atividade económica, levando energia às residências, à indústria e aos serviços. À medida que as transições para energias limpas avançam, o papel da eletricidade será mais proeminente, tornando as redes ainda mais importantes para a sociedade e as economias. Eletrificação e a implantação de energias renováveis está a acelerar, mas sem redes adequadas para conectar o novo fornecimento de eletricidade à demanda, existe o risco de que energia limpa as transições energéticas irão parar. Um novo relatório da IEA - Agencia Internacional de Energia oferece um balanço global das redes eléctricas mundiais tal como estão hoje, analisando detalhadamente a infraestrutura da rede, as filas de conexão, o custo de interrupções, congestionamento da rede, redução da geração e cronogramas para o desenvolvimento das redes . Aponta sinais de que as redes irão se tornar um gargalo para transições de energia limpa e analisa os riscos enfrentados se a o desenvolvimento e a reforma das redes não avancem suficientemente rápido.
O relatório ponta que estes insvestimentos sistematicamente adiados implicam em prolongar a dependência dos combustíveis fósseis, resultando em aumento das emissões e dos custos para a sociedade. Aponta que um nível de atenção sem precedentes dos decisores políticos e líderes empresariais é necessário para garantir que as redes apoiem a transição energética e mantenha a segurança eléctrica. O relatório conclui com as principais recomendações para os decisores políticos, destacando as ações necessárias em áreas incluindo investimento, regulamentação e planeamento.
acesse o relatório completo: https://iea.blob.core.windows.net/assets/afebed83-db6b-4e38-8fe7-4ed4f506a742/ElectricityGridsandSecureEnergyTransitions.pdf